O uniforme com o qual a Roma jogará a próxima temporada europeia tem um design enraizado na sua gloriosa história.

Apresentada em Roma pelos craques da equipe, a nova camisa principal – a primeira da parceria com a Nike – é marcada por um toque clássico e elegante. Na cor vinho, o modelo se destaca por detalhes que, aplicados diretamente na construção do tecido, dão a impressão da presença de listras verticais na peça.
A gola da camisa é polo e, quando dobrada, revela uma parte interna amarela, alinhado com o estilo italiano e honrando as cores do clube. Os punhos das mangas também são amarelos.

Dentro da camisa, atrás do pescoço, uma etiqueta em forma de flâmula traz a inscrição “La Roma Non Si Discute Si Ama” (A Roma não se discute, se ama), lema que defini os torcedores do clube e seu caráter de lealdade.

O novo calção é branco, enquanto o meião não é mais preto, mas sim vinho, manifestando o respeito às tradições da equipe. Na parte de trás das meias, há uma faixa tonal de Chevron, linhas diagonais que se unem formando um ‘V’.

Ao mesmo tempo em que o novo uniforme apresenta detalhes de design exclusivos da Nike, ele também oferece aos jogadores o que há de melhor e mais novo em performance, tecnologia e sustentabilidade.
“O Roma é um clube com muita história e tradição no futebol, e que está olhando para o futuro”, disse Dermott Cleary, Vice-Presidente da Nike Futebol. “A apresentação de hoje do novo uniforme marca o início de uma parceria empolgante para Nike e AS Roma”.
“O lançamento do novo uniforme principal é uma ótima forma de anunciar oficialmente nossa parceria com a Nike. A camisa demonstra o nosso objetivo de combinar tradição com inovação. Nós estamos ansiosos pra mostrar esse uniforme ao mundo e eu acredito que a nossa torcida vai ter orgulho dessa camisa”, disse James Pallotta, presidente da AS Roma.

REVOLUÇÃO EM RESFRIAMENTO E CONFORTO


A tecnologia Dri-Fit, que extrai o suor do corpo para fora do tecido, para evaporação mais rápida, está presente em todas as peças. A temperatura do corpo, medida em testes que indicaram as áreas de maior aquecimento quando em movimento, é regulada pelas zonas de ventilação. Essas áreas são compostas por pequenos furos cortados a laser, que vão das axilas até o quadril, e garantem que o ar circule para manter o conforto. Elas também estão presentes na parte de trás do calção, ajudando a controlar o calor e facilitando o movimento dos atletas. A trama do tecido Nike Dri-FIT “burnout” mesh é mais aberta ou fechada em cada parte da peça, dependendo da necessidade de mais suporte ou ventilação para o corpo do atleta.

"Ao extrair o suor e manter o corpo frio por mais tempo, os jogadores se sentem mais confortáveis”, disse Martin Lotti, diretor criativo da Nike Futebol.

Além de manter os jogadores secos, a Nike está utilizando a nova tecnologia Double Knit, o melhor Dri-Fit de toda a linha Nike Futebol, que incorpora algodão e poliéster reciclado. Essa tecnologia é o que há de melhor para a absorção de umidade, acrescentando um toque suave e mais agradável.

Até as meias têm ajuste mais fino, específico para o futebol. Zonas de amortecimento no dedão e tornozelo protegem os pontos onde ocorrem os maiores impactos, enquanto o suporte em arco previne que o jogador escorregue. No calcanhar e parte superior, camadas flexíveis evitam enrugamento.

RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE


Alinhado com o compromisso da Nike em combinar desempenho atlético e menor impacto ambiental, o uniforme completo é 16% mais leve do que o anterior. Os shorts contam com 100% de poliéster reciclado, enquanto o tecido da camisa tem o mínimo de 96% do mesmo material e 4% de algodão orgânico. Até as meias foram redesenhadas para melhor performance e reduzir o impacto ambiental, sendo criadas com 78% de poliéster reciclado.

Para a confecção de cada uniforme, são recicladas cerca de 18 garrafas plásticas. Desde 2010, a Nike desviou mais de 2  bilhões de garrafas PET de aterros sanitários por meio do uso de poliéster reciclado.

"A incorporação de benefícios ambientais é uma parte fundamental do processo de concepção e desenvolvimento para nós", disse Lotti. "Nós consideramos todos os aspectos da criação do produto em nossa cadeia de fornecimento, incluindo os resíduos, química, e uso da água para criar um uniforme que auxilie os jogadores dentro de campo e seja bom para o planeta."

AJUSTE PERFEITO


Para o desenvolvimento do uniforme foram realizados estudos que identificaram as regiões do corpo dos jogadores com maior nível de tensão durante os jogos, a partir da análise de onde os atletas colocavam mais força. Assim, foram acrescentadas mais resistência e elasticidade para amplificar mobilidade e conforto em áreas como peito, ombros e pernas.

A equipe de designers também utilizou uma tecnologia 3-D de escaneamento corporal. Uma espécie de raio-X do corpo inteiro dos atletas coletou dados completos em relação à anatomia do jogador de futebol. Com esses dados, elaboraram um ajuste atualizado, proporcionando ao corpo um movimento mais natural dentro do uniforme.

SERVIÇO


A camisa estará à venda no Nike.com a partir do dia 1 de Agosto, na versão torcedor, com preço sugerido de R$ 229,90