Para marcar o anúncio da parceria, os astros Eric Abidal, Layvin Kurzawa, Falcão, Geoffrey Kondogbia e James Rodriguez, do AS Monaco, apresentaram o novo uniforme do clube em um evento realizado no lendário centro de treinamento de La Turbie, com vista para o Principado de Mônaco.
“O AS Monaco é um dos clubes de futebol mais vibrantes da Europa, e o propósito de transformar o time num dos maiores do mundo é claro”, diz Dermott Cleary, Vice-Presidente e Diretor Geral da Nike Futebol. “Continuamos ampliando nossa posição de marca líder em futebol e estamos entusiasmados para trabalhar com a equipe”.
Vadim Vasilyev, Vice-Presidente e CEO do AS Monaco, declarou: “olhando para o futuro, a nova parceria com a Nike diz muito sobre nossas ambições. Esse trabalho conjunto sustenta nossa estratégia global de transformar o AS Monaco num dos maiores clubes de futebol do mundo, e estamos ansiosos para trabalhar com a Nike”.
Durante a temporada 2014-15, o time vai usar um uniforme elegante e moderno, desenhado pela Nike para celebrar a gloriosa história do clube.

Em 1960-61, o AS Monaco surgiu usando um desenho com duas metades divididas na diagonal, uma vermelha e outra branca, que ganharia grande fama. Naquela mesma temporada, o time venceu pela primeira vez o campeonato francês.

Mais recentemente, a camisa passou a ter uma manga branca e outra vermelha, espelhando as metades diagonais da parte principal da camisa - embora o desenho original de 1960 tivesse as duas mangas brancas.

Para celebrar o sucesso da equipe e a originalidade do design, o novo uniforme do AS Monaco traz as famosas metades diagonais vermelha e branca, e retoma o visual das duas mangas brancas.

A camisa tem uma elegante gola polo vermelha, e o escudo surge com um visual mais dinâmico e moderno, simbolizando as ambições do AS Monaco nessa nova era.

A nova versão do escudo mantém as listras vermelhas e brancas da bandeira de Mônaco. A coroa, no alto, simboliza o orgulho da monarquia constitucional. Apesar de preservar essas tradições, o novo emblema traz um design mais ousado, com a beirada num tom vibrante e reluzente em dourado.

As iniciais ASM foram substituídas por AS Monaco FC, numa declaração imponente da identidade do time.
O novo short do uniforme é branco. As meias seguem a mesma cor com uma tira vermelha na borda superior e uma larga listra vermelha na parte de trás.

O novo uniforme traz o estilo e a paixão característicos da Nike. Ao mesmo tempo, oferece aos jogadores o que há de mais moderno em inovação e performance, tecnologia de uniformes e sustentabilidade.

REVOLUÇÃO EM RESFRIAMENTO E CONFORTO


A tecnologia Dri-Fit, que extrai o suor do corpo para fora do tecido, para evaporação mais rápida, está presente em todas as peças. A temperatura do corpo, medida em testes que indicaram as áreas de maior aquecimento quando em movimento, é regulada pelas zonas de ventilação. Essas áreas são compostas por pequenos furos cortados a laser, que vão das axilas até o quadril, e garantem que o ar circule para manter o conforto. Elas também estão presentes na parte de trás do calção, ajudando a controlar o calor e facilitando o movimento dos atletas. A trama do tecido Nike Dri-FIT “burnout” mesh é mais aberta ou fechada em cada parte da peça, dependendo da necessidade de mais suporte ou ventilação para o corpo do atleta.
"Ao extrair o suor e manter o corpo frio por mais tempo, os jogadores se sentem mais confortáveis”, disse Martin Lotti, diretor criativo da Nike Futebol.
Além de manter os jogadores secos, a Nike está utilizando a nova tecnologia Double Knit, o melhor Dri-Fit de toda a linha Nike Futebol, que incorpora algodão e poliéster reciclado. Essa tecnologia é o que há de melhor para a absorção de umidade, acrescentando um toque suave e mais agradável.

Até as meias têm ajuste mais fino, específico para o futebol. Zonas de amortecimento no dedão e tornozelo protegem os pontos onde ocorrem os maiores impactos, enquanto o suporte em arco previne que o jogador escorregue. No calcanhar e parte superior, camadas flexíveis evitam enrugamento.

RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE


Alinhado com o compromisso da Nike em combinar desempenho atlético e menor impacto ambiental, o uniforme completo é 16% mais leve do que o anterior. Os shorts contam com 100% de poliéster reciclado, enquanto o tecido da camisa tem o mínimo de 96% do mesmo material e 4% de algodão orgânico. Até as meias foram redesenhadas para melhor performance e reduzir o impacto ambiental, sendo criadas com 78% de poliéster reciclado.

Para a confecção de cada uniforme, são recicladas cerca de 18 garrafas plásticas. Desde 2010, a Nike desviou mais de 2 bilhões de garrafas PET de aterros sanitários por meio do uso de poliéster reciclado.
"A incorporação de benefícios ambientais é uma parte fundamental do processo de concepção e desenvolvimento para nós", disse Lotti. "Nós consideramos todos os aspectos da criação do produto em nossa cadeia de fornecimento, incluindo os resíduos, química, e uso da água para criar um uniforme que auxilie os jogadores dentro de campo e seja bom para o planeta."

 

AJUSTE PERFEITO


Para o desenvolvimento do uniforme foram realizados estudos que identificaram as regiões do corpo dos jogadores com maior nível de tensão durante os jogos, a partir da análise de onde os atletas colocavam mais força. Assim, foram acrescentadas mais resistência e elasticidade para amplificar mobilidade e conforto em áreas como peito, ombros e pernas.

A equipe de designers também utilizou uma tecnologia 3-D de escaneamento corporal. Uma espécie de raio-X do corpo inteiro dos atletas coletou dados completos em relação à anatomia do jogador de futebol. Com esses dados, elaboraram um ajuste atualizado, proporcionando ao corpo um movimento mais natural dentro do uniforme.