Inspirado no design usado pela seleção que se classificou pela primeira vez para um Mundial há 40 anos, o novo segundo uniforme da Austrália apresenta detalhes no design que refletem o orgulho da história do futebol no país. Elaborado pela Nike, ele também traz o que há de melhor em inovação e tecnologia.
“Já nos acostumamos a ver a Austrália classificada para o Mundial”, diz Martin Lotti, diretor criativo da Nike Futebol. “Esta será a terceira participação consecutiva da equipe, por isso criamos um uniforme inspirado no passado - uma homenagem à primeira vez que a Seleção Australiana Seleção Australiana se classificou para o torneio, em 1974. Ele reflete o espírito de luta e a atitude confiante desse time”. 
A primeira classificação da Austrália, em 1974, na Alemanha Ocidental, foi um feito notável na época. Até hoje os jogadores daquele período são reverenciados como pioneiros e heróis do esporte nacional.

Para homenagear essa história, a equipe de design colocou o brasão australiano dentro de um novo escudo, que reproduz o estampado nas camisas da Copa de 74. Além disso, ela conta com uma gola polo com decote V, moderna e elegante – mais uma referência aos lendários jogadores de 1974. São detalhes que atendem ao desejo expressado pelos jogadores, que queriam “sentir a história do país”.

Já na parte interna, atrás do pescoço, uma etiqueta em forma de flâmula traz o logotipo da Federação de Futebol da Austrália rodeado pela famosa e inspiradora frase: “Nós, os Socceroos, somos capazes de fazer o impossível”. A declaração foi feita por Peter Wilson, capitão do time australiano na Copa de 1974,e usa o apelido dado à Seleção Australiana, uma mistura das palavras Soccer (futebol) e Kangaroo (canguru).
"O conforto e a performance dos jogadores dentro de campo foram os principais pontos levados em consideração no densenvolvimento do uniforme. A referência ao time de 1974 no design do novo uniforme é uma homenagem à herança e história do Socceroos, o que vai nos trazer ainda mais motivação no Brasil", disse o talentoso meia Tom Rogic sobre o novo segundo uniforme.  
Por fim, o novo short também é azul escuro, assim como as meias. Simples e icônico, o calção traz um corte mais estreito e ajustado ao corpo, desenhado especialmente para facilitar os movimentos e aumentar o conforto. Já na parte de trás do calção centralizado surge o tecido de ventilação, marca registrada da Nike, auxiliando no resfriamento do corpo e no controle da umidade.

David Gallop, presidente da federação australiana de futebol, aprovou o design do novo segundo uniforme, que reconhece a importância e os feitos dos heróis da Seleção Australiana de 1974.
"O design do modelo reserva complementa o principal e permite que os Socceroos enfrentem os melhores do mundo no Brasil com um uniforme que mostra respeito ao passado, mas também reflete o futuro desse ótimo período que a Seleção Australiana vive". 
A camisa chega ao Nike.com e às lojas de todo o Brasil a partir de 3 de abril, apenas na versão para torcedores, ao preço sugerido de R$ 229,90.

No dia 18 de fevereiro a Seleção Australiana lançou o uniforme principal, também inspirado no modelo utilizado em 1974, com evento em Walsh Bay, Sydney. O lançamento contou com a presença de dois jogadores da Seleção, Mark Bresciano e Michael Zullo, do treinador Ange Postecoglou, e de lendas da história do futebol australiano.

REVOLUÇÃO EM RESFRIAMENTO E CONFORTO


A tecnologia Dri-Fit, que extrai o suor do corpo para fora do tecido, para evaporação mais rápida, está presente em toda a peça. A temperatura do corpo, medida em testes que indicaram as áreas de maior aquecimento quando em movimento, é regulada pelas zonas de ventilação. Essas áreas são compostas por pequenos furos cortados a laser, que vão das axilas até o quadril, e garantem que o ar circule para manter o conforto. A trama do tecido Nike Dri-FIT “burnout” mesh é mais aberta ou fechada em cada parte da peça dependendo da necessidade de mais suporte ou ventilação para o corpo do atleta.
"Ao extrair o suor e manter o corpo frio por mais tempo, os jogadores se sentem mais confortáveis”, disse Martin Lotti.
Além de manter os jogadores secos, a Nike está utilizando a nova tecnologia Double Knit, o melhor Dri-Fit de toda a linha Nike Futebol, incorpora algodão e poliéster reciclado, o que há de melhor para a absorção de umidade, acrescentando um toque suave e mais agradável.

RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE


Alinhado com o compromisso da Nike em combinar desempenho atlético e menor impacto ambiental, o uniforme completo é 16% mais leve do que o anterior. Os shorts contam com 100% de poliéster reciclado, enquanto o tecido da camisa tem o mínimo de 96% do mesmo material e 4% de algodão orgânico. Até as meias foram redesenhadas para melhor performance e reduzir o impacto ambiental, sendo criadas com 78% de poliéster reciclado. Para a confecção de cada uniforme, são recicladas cerca de 18 garrafas plásticas. Desde 2010, a Nike desviou mais de 2  bilhões de garrafas PET de aterros sanitários por meio do uso de poliéster reciclado.
"A incorporação da sustentabilidade é uma parte fundamental do processo de concepção e desenvolvimento para nós", disse Lotti. "Nosso objetivo é criar um uniforme que auxilie o desempenho dos jogadores e seja bom para o planeta."

AJUSTE PERFEITO


Para o desenvolvimento do uniforme foram realizados estudos que identificaram as regiões do corpo dos jogadores com maior nível de tensão durante os jogos, a partir da análise de onde os atletas colocavam mais força. Assim, foram acrescentadas mais resistência e elasticidade para amplificar mobilidade e conforto em áreas como peito, ombros e pernas.

A equipe de designers também utilizou uma tecnologia 3-D de escaneamento corporal. Uma espécie de raio-X do corpo inteiro dos atletas coletou dados completos em relação à anatomia do jogador de futebol. Com esses dados, elaboraram um ajuste atualizado, proporcionando ao corpo um movimento mais natural dentro do uniforme.