O uniforme da Seleção Holandesa para 2014 chega com novos detalhes no design marcados pela ousadia e pelo estilo inconfundível. O conjunto une o espírito e o eterno orgulho que os holandeses têm por seu futebol – oferecendo, ao mesmo tempo, o que há de melhor em termos de tecnologia e inovação.

Para comemorar os 125 anos da fundação da Real Associação de Futebol Holandês, Nike e Federação criaram um novo escudo. O emblema tem um grande leão branco que parece estar em movimento, simbolizando uma nova era no futebol holandês e também os pilares dessa seleção: simplicidade, honra e unidade.
“Queremos marcar esse momento histórico para a Holanda com um novo uniforme, que celebra o passado e ao mesmo tempo representa o início promissor de uma nova era para o futebol do país”, diz Martin Lotti, Diretor de Design da Nike Futebol.
O leão aparece nos uniformes da seleção holandesa desde 1907. Nas décadas de 60 e 70, ele também apareceu numa versão grande, como se estivesse em movimento, porém preto; já nos uniformes mais recentes, havia apenas a cabeça do animal, coberta por uma coroa. Para 2014, este leão ágil e orgulhoso surge branco e ainda maior, representando o orgulho da Holanda e a união de seus jogadores.

A nova camisa traz o tradicional tom de laranja, e tem uma moderna gola em “V”. A ideia foi criar um design clássico sobre a qual o novo escudo se destacasse. Abaixo do emblema o ano de fundação da Real Associação de Futebol Holandês – 1889 – e o ano de 2014 ganham destaque para marcar os 125 anos de existência da entidade.

O uniforme é simples e carrega um detalhe especial na parte interna nos punhos das mangas: uma margem branca, que pode aparecer quando dobrada para fora. Por dentro da camisa, atrás do pescoço do jogador, há uma flâmula laranja com desenho da tradicional coroa do leão.

A Nike trabalhou em parceria com o lendário designer e tipógrafo holandês Wim Crouwel para criar uma fonte moderna que ao mesmo tempo guarda uma estética retrô. A nova fonte foi usada nos nomes e números. As linhas por dentro dos números lembram os famosos dígitos que estampavam as camisas de futebol na década de 70. Para acrescentar um toque adicional de respeito, cada número tem, no fundo, um pequeno escudo da Real Associação de Futebol Holandês.
“O novo uniforme em homenagem aos 125 anos contempla perfeitamente nossa herança única no futebol, e o novo formato do Leão presente no emblema celebra o orgulho que o time tem de vestir essa camisa e representar nosso país”, disse o jogador da Seleção Holandesa, Kevin Strootman.
Simples e icônico, o novo calção é branco, com um corte mais estreito e ajustado ao corpo. Baseado em pesquisas de modelagem, esse corte foi criado especialmente para ajudar nos movimentos e aumentar o conforto. A parte central traseira do calção traz o tecido de ventilação que é marca registrada da Nike, auxiliando no resfriamento do corpo e no controle da umidade. As novas meias do uniforme também são laranjas.

A camisa chega às lojas de todo o Brasil a partir de 12 de março, em duas versões: uma idêntica a dos jogadores, ao preço sugerido de R$ 349,90, e outra para torcedores, ao preço sugerido de R$ 229,90.

REVOLUÇÃO EM RESFRIAMENTO E CONFORTO


A tecnologia Dri-Fit, que extrai o suor do corpo para fora do tecido, para evaporação mais rápida, está presente em toda a peça. A temperatura do corpo, medida em testes que indicaram as áreas de maior aquecimento quando em movimento, é regulada pelas zonas de ventilação. Essas áreas são compostas por pequenos furos cortados a laser, que vão das axilas até o quadril, e garantem que o ar circule para manter o conforto. A trama do tecido Nike Dri-FIT “burnout” mesh é mais aberta ou fechada em cada parte da peça dependendo da necessidade de mais suporte ou ventilação para o corpo do atleta.
"Ao extrair o suor e manter o corpo frio por mais tempo, os jogadores se sentem mais confortáveis”, disse Martin Lotti.
Além de manter os jogadores secos, a Nike está utilizando a nova tecnologia Double Knit, o melhor Dri-Fit de toda a linha Nike Futebol,  incorpora algodão e poliéster reciclado, o que há de melhor para a absorção de umidade, acrescentando um toque suave e mais agradável.

RESPONSABILIDADE E MEIO AMBIENTE


Alinhado com o compromisso da Nike em combinar desempenho atlético e menor impacto ambiental, o uniforme completo é 16% mais leve do que o anterior. Os shorts contam com 100% de poliéster reciclado, enquanto o tecido da camisa tem o mínimo de 96% do mesmo material e 4% de algodão orgânico. Até as meias foram redesenhadas para melhor performance e reduzir o impacto ambiental, sendo criadas com 78% de poliéster reciclado. Para a confecção de cada uniforme, são recicladas cerca de 18 garrafas plásticas. Desde 2010, a Nike desviou mais de 2  bilhões de garrafas PET de aterros sanitários por meio do uso de poliéster reciclado.
"A incorporação da sustentabilidade é uma parte fundamental do processo de concepção e desenvolvimento para nós", disse Lotti. "Nosso objetivo é criar um uniforme que auxilie o desempenho dos jogadores e seja bom para o planeta."

AJUSTE PERFEITO


Para o desenvolvimento do uniforme foram realizados estudos que identificaram as regiões do corpo dos jogadores com maior nível de tensão durante os jogos, a partir da análise de onde os atletas colocavam mais força. Assim, foram acrescentadas mais resistência e elasticidade para amplificar mobilidade e conforto em áreas como peito, ombros e pernas.

A equipe de designers também utilizou uma tecnologia 3-D de escaneamento corporal. Uma espécie de raio-X do corpo inteiro dos atletas coletou dados completos em relação à anatomia do jogador de futebol. Com esses dados, elaboraram um ajuste atualizado, proporcionando ao corpo um movimento mais natural dentro do uniforme.