No último fim de semana, Bruno Covas, brasileiro de apenas 17 anos, natural de Ribeirão Preto, São Paulo, conquistou uma vaga no seleto grupo de cinco jovens na etapa final do Nike Chance, um programa de seleção de talentos do futebol em todo o mundo, que oferece para jovens aspirantes à craque a oportunidade de demonstrar suas habilidades diante de técnicos de importantes clubes e olheiros na Inglaterra.

Ao lado de Waylan Rooi (África do Sul), Joel Drommel (Holanda), Dylan Burns (Nova Zelândia) e Aiden Austin (Inglaterra), o zagueiro impressionou os treinadores e conquistou a cobiçada vaga na Nike Academy, situada no St George’s Park, o centro nacional de treinamento da Assosiação Inglesa de Futebol. Covas foi um dos escolhidos dentre um talentoso grupo de 43 candidatos de 33 países, e lá na Inglaterra, durante três meses, será treinado sob o olhar atento de técnicos de clubes profissionais – tendo a chance de, quem sabe, garantir um contrato de profissional.

Bruno comentou sobre a importância do Nike Chance para o futuro da sua carreira.
“É um projeto que pode abrir muitas portas na minha vida e na minha carreira. O Nike Chance me dá oportunidades para conseguir realizar meus sonhos e objetivos, e o projeto veio na hora certa”.
Ainda muito feliz com a notícia, Bruno fez questão de pagar uma promessa feita antes de viajar.
É uma sensação inexplicável. Na hora, a primeira coisa que fiz foi ligar pra minha mãe lá no Brasil. No final do ano passado havia prometido a ela que eu viria aqui pra Londres pra ficar, que honraria minha promessa e conquistaria meu objetivo. Então liguei pra ela e disse que minha promessa estava cumprida”.
“Esses jogadores tiveram excelentes desempenhos”, diz Jimmy Gilligan, Diretor Técnico da Nike Academy. 

“Não tenho dúvidas de que encontramos jovens promissores, que vão enriquecer ainda mais a equipe da Nike Academy, e estou certo de que alguns desses meninos têm talento suficiente para garantir contratos profissionais”.
Durante o fim de semana de testes, os jovens candidatos passaram por uma avaliação intensiva de três dias, realizada pela equipe da Nike Academy e por treinadores convidados – incluindo Eduardo Oliveira, técnico de jovens jogadores brasileiros, e John Marshall, olheiro de jogadores da Inglaterra. Os testes incluíram exames médicos, pequenos jogos em campo reduzido, treino de posicionamento, e um jogo de 11 contra 11 no qual os candidatos enfrentaram a atual seleção da Nike Academy.
“Não é fácil sair do próprio país e vir para cá impressionar toda essa equipe técnica em apenas três dias”, afirma Tom Cleverley, meia do Manchester United e da seleção da Inglaterra. “Porém, pelo que os treinadores me contaram, os jogadores enfrentaram o desafio e fizeram com que os técnicos tivessem de tomar uma decisão difícil ao escolher apenas cinco”.

O atacante Christian Benteke, do Aston Villa e da seleção da Bélgica, também esteve com os jogadores para contar um pouco  sobre sua trajetória no futebol até se tornar um jogador profissional.

O Nike Chance Brasil


Antes de pisar em solo londrino para disputar a vaga no Nike Academy com jogadores de todo o mundo, Bruno teve que superar milhares de garotos brasileiros com o mesmo sonho. O Nike Chance Brasil reuniu dois mil seiscentos e noventa e dois jogadores de várias regiões do país. 

Foram realizadas seletivas em São Paulo, Santos, Curitiba, Porto Alegre e no Rio de Janeiro, sendo a maioria delas em parceria com clubes de grande expressão do futebol brasileiro como Corinthians, Santos, Internacional e Coritiba. Jogadores da Seleção do Aterro e da Taça das Favelas também foram avaliados para participar de uma peneira final envolvendo os melhores jogadores de cada seletiva. Na final do Nike Chance Brasil, realizada em São Paulo, Bruno Covas disputou a chance de competir pela vaga no Nike Academy, em Londres, com outros 23 garotos, escolhidos nas seis peneiras realizadas antes da final.